Ideias a retirar:
- As palavras são muito importantes para o nosso trabalho, pois acreditamos que podem ser um motor de mudança.
- Os nossos valores são: transparência, profissionalismo, acessibilidade, honestidade, abertura e compreensão.
Palavras não são só palavras. São expressões de medo e de coragem. São sentimentos, são informações. São fontes de verdade e de mentira. E, no caso da indústria da moda sustentável, são aquilo que, aos olhos do consumidor, distingue uma peça convencional de uma opção mais amiga do ambiente e da sociedade. As palavras importam e é por isso que, na Ethica – Sustainable Fashion Hub, as palavras são a nossa arma.
Comunicar sustentabilidade não é apenas enumerar o conjunto de características de um produto. Comunicar sustentabilidade é também (mas não exclusivamente) educar, informar e, a longo prazo, contribuir para uma mudança da mentalidade coletiva. Consideramos que é um dever das marcas de moda dotar o consumidor das ferramentas de informação necessárias para que este possa tomar uma decisão ponderada e responsável. A transparência não é uma escolha, é uma responsabilidade.
No caso do consumidor, ao mesmo tempo que a acessibilidade da informação é um direito imprescindível, a procura por esta revela-se também um dever. Fazer perguntas, exigir respostas e lutar para ir sempre mais além são algumas das características que definem um consumidor de moda ativo e, consequentemente, ativista.
A Ethica pretende ir ao encontro destes ideais, com a promessa de:
- Consciencializar para a importância da sustentabilidade ambiental, social e económica na indústria da moda.
- Ser uma fonte de informação fiável face a questões de moda ética e sustentável.
- Proporcionar informação séria e intensivamente investigada, mas igualmente compreendida por qualquer pessoa, interna ou externa à indústria da moda.
- Tornar claros os passos existentes numa cadeia de produção, geralmente desconhecidos ao consumidor comum e que o impedem de tomar decisões responsáveis.
- Criar uma comunidade de partilha de experiências e informações sobre moda ética e sustentável, constituída por consumidores e marcas.
- Dotar os consumidores de ferramentas que melhorem a sua compreensão da indústria.
- Dotar as marcas de ferramentas que melhorem a sua comunicação de sustentabilidade.
- Incentivar profissionais da indústria a serem mais transparentes face aos processos que compõem o seu trabalho.
Transparência, profissionalismo, acessibilidade, honestidade, abertura e compreensão são os valores que regem o nosso trabalho. Um trabalho essencial e urgente, em direção a uma indústria mais sustentável.
Encontraste algum erro ou imprecisão? Ficaste com dúvidas? Envia um e-mail para info@ethica.pt.