A Ethica – Sustainable Fashion Hub ambiciona ser um dos pilares da transformação da indústria da moda, inovando-a palavra após palavra. Enquanto meio educativo e informativo, temos o objetivo de tornar transparentes os processos inerentes à produção, venda e descarte de peças de vestuário. Partindo da importância da comunicação para a sustentabilidade da indústria têxtil da moda, são desmistificados os conceitos regularmente abordados no seio deste setor, com o intuito de simplificar a informação que parte das marcas e chega aos consumidores.

O trabalho da Ethica está direcionado para consumidores de moda e membros profissionais da indústria. Aos consumidores, são oferecidas as ferramentas de educação necessárias para a tomada de decisões de moda responsáveis, ponderadas e conscientes. Através da informação facultada, o leitor tem a capacidade de discernir a validade das afirmações das marcas de moda e guiar as suas escolhas pelo seu próprio conhecimento da indústria. Às marcas, são incutidas as técnicas de comunicação necessárias para fazer chegar as suas características sustentáveis ao público-alvo. Os profissionais do setor têxtil e de vestuário têm a possibilidade de otimizar variados parâmetros do seu negócio recorrendo ao poder dos elementos de comunicação, podendo estes ser facultados ou realizados pela nossa equipa.

A INDÚSTRIA DA MODA NÃO É SUSTENTÁVEL – NUNCA O SERÁ COMPLETAMENTE. NO ENTANTO, AS PORTAS ESTÃO ABERTAS PARA QUE O SETOR TÊXTIL E DE VESTUÁRIO SE TORNE MUITO MAIS SUSTENTÁVEL DO QUE É ATUALMENTE.
A REVOLUÇÃO CHEGOU. CABE A CADA UM DE NÓS DECIDIR SE QUER FAZER PARTE DELA.

NÃO É DIFÍCIL COMEÇAR. BASTA COMEÇAR COM A ETHICA, AQUI.

Mariana Silva é a fundadora da Ethica – Sustainable Fashion Hub. A sua paixão pela indústria da moda remonta à criação do seu primeiro blog independente, M’s Journal, onde teve a oportunidade de trabalhar com diversas marcas do setor, portuguesas e internacionais. Porém, o seu primeiro contacto com a sustentabilidade deu-se em 2020, quando regressou de seis meses passados num programa de intercâmbio estudantil. Confrontada com o gigante armário de roupa que a esperava em casa, Mariana decidiu organizar um mercado de roupa em segunda mão na sua terra natal, Leiria, e vendeu uma grande parte das suas peças. Nesse ano, iniciou uma jornada de educação relativa à sustentabilidade da indústria da moda e, desde então, nunca mais parou.

Mariana Silva é Mestre em Branding e Design de Moda, pelo IADE, tendo terminado o seu percurso académico com a dissertação Sustainable Fashion Communication: The role of ecolabels in sustainable fashion consumption. Desde 2021, é jornalista de moda e beleza na Lighthouse Publishing, para as conceituadas revistas Vogue e GQ Portugal. Esteve presente, como oradora, na conferência Fashion & Sustainability da Universidade Lusófona, em 2022.